Perguntas Sobre Cabelo Afro com Rosângela do blog Negra Rosa , Rosa Negra

Desde maio de 2012 que estou com meu cabelo natural,pouco mais de um ano,e posso dizer que foi a melhor decisão que já tomei para o meu bem ...

Desde maio de 2012 que estou com meu cabelo natural,pouco mais de um ano,e posso dizer que foi a melhor decisão que já tomei para o meu bem estar e autoestima ,eu e meu marido que cortamos ele em casa e fui hidratando,deixando crescer e buscando dicas na internet de como cuidar desse meu novo cabelo e foi nessas pesquisas que conheci o canal do youtube Rosajorosa da Rosângela do blog Negra Rosa,Rosa Negra ,que é uma perita no assunto,pois ela também passou por transição e foi descobrindo formas de cuidar e valorizar o seu cabelo afro e hoje passa para as meninas de todo Brasil tudo que aprendeu e oque vem testando de novo,como penteados,hidratações,produtos internacionais e importados e levanta a bandeira de que é possível sim ter um cabelo natural,bonito e bem tratado!



Então nada melhor do que ela responder algumas perguntas pra gente né ?! Que digo logo foi ótimo esse bate papo com ela e espero que aproveitem assim como eu :)

1.Quando foi que você decidiu usar o seu cabelo natural?
Rosângela: Decidi parar de usar química em Abril de 2009

2.Oque você acha mais fácil de manter e cuidar o cabelo natural ou alisado?
Rosângela: Eu nunca alisei meu cabelo, peraí será que chapinha conta como alisante?  porque quando eu tinha 7 anos minha mãe fazia chapinha nos meus cabelos(aquela de colocar no fogão), depois aos 11 anos fiz Permanente Afro e depois Relaxamento.
Então quando usei o cabelo liso eu era muito criança e era minha mãe que penteava meu cabelo, não lembro do trabalho pra manter e acredito que naquele tempo era só lavar,rs.
Acredito que pra manter um cabelo alisado bonito e saudável precisa de muitos cuidados sim, um pouco a mais do que manter o natural.

3.Você sofreu algum tipo de preconceito ou pensou em desistir na época da sua transição?
Rosângela: Não sofri nenhum preconceito, que eu tenho notado é claro e em nenhum momento pensei em desistir. Eu estava muito empolgada de conhecer meu cabelo.


4.Qual é a sua rotina de cuidados com o cabelo?
Rosângela: Eu lavo meu cabelo duas vezes por semana e sempre faço hidratação, deixo a hidratação no mínimo 30 minutos. Também gosto de fazer umectação, não faço todas as vezes que lavo. Antes de dormir gosto de passar um óleo nos fios, tipo fazendo um tratamento noturno. Na parte da manhã dependendo de como o cabelo está eu simplesmente vou soltando o cabelo com as mãos e faço um penteado, quando está muito amassado, eu borrifo um pouco de água pra soltar os cachos.


5.Você incentiva outras meninas a deixarem de alisar o cabelo?
Rosângela: Eu acho que incentivo mostrando o meu cabelo, a minha trajetória, eu não uso química a 4 anos, não é uma modinha é uma escolha pessoal. E acho que pelo menos uma vez a gente deveria conhecer e cuidar do nosso cabelo natural, aí se a pessoa não gostar, escolhe o que é melhor pra si. O mais importante é você ser feliz com as nossas escolhas.
Eu tenho duas irmãs e duas sobrinhas que fazem relaxamento, e eu não fico criticando elas e falando a todo momento que elas deveriam deixar o cabelo natural, o que faço é ajudar com dicas de produtos que uso para que o cabelo delas fique saudável e bonito.
Nada que é forçado tem um bom resultado, tem que ser uma busca pessoal pra dar certo.

6.Oque você acha dessa revolução cacheada no Brasil,estamos sendo mais aceitas?
Rosângela: Eu acho que ainda estamos bem longe da aceitação, ainda tem muitas piadinhas e tal, mais claro que já avançamos muito. Estão chegando mais produtos para os cachos e isso é legal. Ainda sinto falta de produtos para cabelos Afro/Crespo naturais, como tem nos USA, neste quesito estamos muito, mais muito longe mesmo.

7.Agora uma pergunta sobre maquiagem,eu já vi que você investi bastante em batons de diversas cores e arrasa. Que tipo de maquiagem você indica para as meninas que usam black power?
Rosângela: Todas as maquiagens!  Nós podemos usar todas as cores, só é preciso achar o tom que combina com a pele de cada uma.
Uma maquiagem que acho fácil pra todas fazerem é o delineado com um batom vermelho. Vermelho é muito Divo!! 

8.E por fim deixe um recado para as meninas que querem voltar a ter os cabelos naturais.
Rosângela: Pra você que quer mesmo ter seus cabelos naturais: perseverança, dedicação, paciência, uma rotina de cuidados e amor. Muitos tentarão fazer você desistir, mas siga firme no seu propósito, é muito legal ver o nosso cabelo aparecer e florescer.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que legal essa postagem Andressa!!
    Tão difícil (pelo menos pra mim)para de relaxar!! As vezes as mães são as primeiras a desanimar. Bem, eu to no grupo Sou+cachos do face para aprender a melhorar alguns hábitos que tenho com o meu cabelo!! É sempre melhor em grupo ^_^

    http://clubinhodasencantadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um caminho dificil mesmo Joara,mais quando você consegue é um felicidade completa,
      boa sorte e fique firme na sua rotina de cuidados que esse passo já é muito importante e foi com essa
      ajuda dos grupos que consegui chegar no meu objetivo ;)
      Beijos

      Excluir

Se você gostou do post,deixe seu comentário !!
Xoxo!